Plano de Aula: Espaço Geográfico, lugar e paisagem.
Tempo: 2 aulas de 50 minutos cada
Objetivos:
- Compreender a noção de espaço geográfico, lugar e paisagem e suas inter-relações.
- Identificar as transformações do espaço geográfico ao longo do tempo.
- Utilizar tecnologia para colaborar em um trabalho de produção de texto e de imagens.
- Promover a reflexão sobre as formas como as pessoas se relacionam com o espaço geográfico e seus lugares.
Materiais:
- Computadores e internet
- Papel e canetas
- Bancos de imagens (exemplo: Unsplash, Pixabay)
- Textos sobre espaço geográfico, lugar e paisagem (exemplo: “O que é Geografia” de Milton Santos, “Espaço e Lugar” de Yi-Fu Tuan)
Procedimento:
Aula 1:
- Introdução: Comece a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por espaço geográfico, lugar e paisagem. Registre as respostas no quadro.
- Leitura: Distribua os textos selecionados sobre espaço geográfico, lugar e paisagem aos alunos e reserve um tempo para que cada um leia individualmente. Os textos escolhidos são: “O que é Geografia” de Milton Santos e “Espaço e Lugar” de Yi-Fu Tuan. Após a leitura, oriente os estudantes a destacarem os principais pontos dos textos que estão a seguir.
Milton Santos (1926-2001) foi um dos mais importantes geógrafos brasileiros e é considerado uma das maiores referências mundiais na área da Geografia. Ele dedicou toda a sua vida ao estudo e à reflexão sobre o espaço geográfico, deixando um legado acadêmico e intelectual que continua a influenciar gerações de geógrafos e pensadores de outras áreas.
Para Milton Santos, a Geografia é uma ciência social que tem como objeto de estudo a relação entre a sociedade e o espaço geográfico que ela habita. Ele defendia que a Geografia não deve se limitar a descrever o espaço, mas deve buscar compreender as dinâmicas e processos que o moldam e as suas consequências sociais, econômicas, políticas e culturais.
Yi-Fu Tuan (nascido em 1930) é um geógrafo e filósofo chinês-americano, reconhecido por suas contribuições para a Geografia Humanística, que busca entender as relações entre as pessoas e o ambiente em que vivem. Ele propõe uma abordagem da Geografia que enfatiza a dimensão subjetiva do espaço, valorizando as experiências e percepções das pessoas em relação ao mundo ao seu redor.
Tuan define o espaço geográfico como um domínio de relações entre as pessoas e o ambiente, onde a paisagem é um aspecto visual do espaço, que pode ser percebido pelos sentidos, como a visão, o olfato e a audição. Já o lugar, é um espaço carregado de significado, que adquire importância para as pessoas, tanto em termos emocionais quanto práticos. Para Tuan, o lugar é um espaço que se torna íntimo para as pessoas, que se identificam com ele e que pode ser percebido de forma subjetiva, por meio de emoções e memórias.
Tuan enfatiza que a paisagem e o lugar são construções sociais, que refletem as relações entre as pessoas e o ambiente em que vivem. Ele propõe que a Geografia deve levar em consideração a subjetividade das pessoas na análise do espaço geográfico, incluindo suas emoções, sentimentos e experiências cotidianas. Essa abordagem humanística tem sido influente na renovação do pensamento geográfico, contribuindo para uma compreensão mais rica e complexa das relações entre as pessoas e o ambiente.
- Debate: Divida a turma em pequenos grupos e peça que eles discutam o conteúdo dos textos lidos. Cada grupo deve escolher um representante para compartilhar as ideias do grupo com a turma. Durante o debate, utilize exemplos trazidos pelos alunos e pelos textos para ilustrar as discussões. Durante o debate, utilize exemplos trazidos pelos alunos e pelos textos para ilustrar as discussões. Promova um debate saudável e estimule o diálogo entre os alunos.
- Exercício: Peça aos alunos que observem o espaço geográfico onde estão e escolham um lugar que eles consideram importante. Peça que escrevam sobre as características deste lugar e o que o torna especial para eles. Depois, solicite que alguns alunos compartilhem com a turma as características dos lugares escolhidos e suas opiniões sobre eles. Essa será sua avaliação de final de aula.
Aula 2:
- Revisão: Inicie a aula relembrando os conceitos discutidos na aula anterior.
- Trabalho em grupo: Divida a turma em grupos e peça que eles escolham um lugar na cidade onde moram e que pesquisem sobre as transformações deste lugar ao longo do tempo. Eles podem usar imagens antigas da cidade para comparar com o lugar atual. Oriente-os a investigar como o lugar mudou, o que mudou e por que mudou.
- Uso da tecnologia: Explique aos alunos como utilizar bancos de imagens ou o Google Earth para encontrar imagens antigas da cidade. Demonstre como utilizar ferramentas de edição de imagem para comparar as imagens antigas com as atuais. Obs.: Se esta demonstração for necessária, será necessário adicionar mais uma aula para concluir este plano. Utilize a tecnologia como uma ferramenta para facilitar a pesquisa e a produção de materiais gráficos.
- Produção de texto e de imagem: Peça que cada grupo produza um texto e uma imagem que representem as transformações do lugar escolhido. Eles podem utilizar as imagens encontradas nos bancos de imagens ou tirar fotos do lugar atual. Incentive a criatividade e a originalidade dos alunos na produção dos materiais.
- Apresentação: Cada grupo deve apresentar o texto e a imagem produzidos para a turma.
- Reflexão: Promova uma reflexão sobre as formas como as pessoas se relacionam com o espaço geográfico e seus lugares. Peça que os alunos compartilhem suas reflexões com a turma.
Opções de personalização ou diferenciação:
- Para alunos com dificuldades de leitura, disponibilize uma versão em áudio dos textos selecionados.
- Para alunos com dificuldades de escrita, permita que eles realizem a produção do texto em formato de áudio ou vídeo.
- Para alunos com dificuldades de concentração, permita que eles realizem a atividade em dupla, para que possam trocar ideias e se ajudar mutuamente.
- Para alunos com interesse em tecnologia, permita que eles utilizem outras ferramentas de edição de imagem, como softwares de desenho digital ou aplicativos de edição de foto.
- Para alunos com interesse em história, sugira que eles pesquisem sobre as transformações do lugar escolhido ao longo do tempo e apresentem um panorama histórico das mudanças.
- Para alunos com interesse em geografia física, sugira que eles investiguem como o ambiente natural influenciou as transformações do lugar escolhido.
- Para alunos com interesse em sociologia, sugira que eles investiguem como as mudanças no lugar escolhido afetaram as relações sociais entre as pessoas que vivem na região.
Bancos de imagens sugeridos:
- Google Earth: permite visualizar imagens de satélite e mapas de diferentes lugares do mundo. (https://www.google.com/earth/)
- Street View: permite visualizar imagens em 360 graus de diferentes ruas e lugares. (https://www.google.com/streetview/)
- Arquivo Público do Estado de São Paulo: contém um acervo de imagens antigas da cidade de São Paulo e outras regiões do estado. (http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/fotografico/)
- Acervo Instituto Moreira Salles: contém um acervo de imagens de diferentes regiões do Brasil. (https://ims.com.br/acervos/fotografia/)
- Creative Commons: um banco de imagens gratuitas que podem ser utilizadas para fins educacionais. (https://search.creativecommons.org/)
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