Ano/Série: 7º Ano
Duração: 2 aulas de 50 minutos cada
Habilidade BNCC: (EF07GE08) – Identificar e explicar os processos de formação territorial do Brasil e sua relação com as atividades econômicas e os povos envolvidos.
1. Tema:
A formação territorial do Brasil: processos históricos, ocupação, exploração econômica e os impactos na configuração do país atual. Como os diferentes processos de ocupação e exploração econômica influenciaram a configuração territorial brasileira ao longo do tempo?
2. Objetivos de Aprendizagem:
✔ Compreender o processo de ocupação e expansão territorial do Brasil.
✔ Relacionar a formação territorial com os ciclos econômicos (pau-brasil, cana-de-açúcar, ouro, café, entre outros).
✔ Refletir sobre o impacto da colonização e da ocupação indígena e africana na estrutura territorial brasileira.
✔ Utilizar mapas históricos e recursos digitais para interpretar mudanças na territorialidade.
3. Materiais e Recursos:
📍 Mapas históricos da formação territorial do Brasil.
📍 Plataforma Google Earth ou mapas interativos online.
📍 Vídeos curtos sobre a formação territorial (sugestão: Canal História do Brasil ou História Online).
📍 Textos curtos e fontes primárias (cartas de Pero Vaz de Caminha, documentos coloniais, tratados).
📍 Cartolina, papel kraft ou mural digital (Padlet, Canva).
4. Metodologia (Aulas Dinâmicas e Ativas):
Aula 1 – Explorando o Território e Contexto Histórico
- Ativação do Conhecimento Prévio (10 min):
- Exibir um mapa do Brasil atual e um mapa da divisão do território no período colonial.
- Perguntar: “O Brasil sempre teve esses limites geográficos? Como ele cresceu?”
- Organizar os alunos em duplas para apontar diferenças entre os mapas. Importante encorajar os estudantes a utilizarem o vocabulário e termos geográficos para listar as diferenças.
- Investigação e Descoberta (15 min):
- Exibição de trechos de vídeos sobre a expansão territorial e os tratados (Tordesilhas, Madri, Petrópolis).
- Discussão orientada: Quem foram os responsáveis pela ocupação? Como os indígenas foram impactados?
- Atividade Mão na Massa (25 min):
- Atividade “Linha do Tempo da Formação Territorial”
📍 Os alunos divididos em grupos criam um infográfico/mural físico ou digital com os principais eventos da expansão territorial, incluindo as capitanias hereditárias, a União Ibérica, o Tratado de Madri, entre outros.
- Atividade “Linha do Tempo da Formação Territorial”
Aula 2 – Explorando o Território na Prática
- Gamificação – Caça ao Tesouro Histórico (20 min):
- Utilizando o Google Earth, Google Maps ou mapas impressos, os alunos precisarão localizar pontos estratégicos da expansão, tais como:
- Capitanias hereditárias e sua distribuição inicial;
- Bandeiras e suas rotas de exploração;
- Missões jesuíticas e sua localização geográfica;
- Tratados de divisão territorial (Tordesilhas, Madri, Petrópolis);
- Ciclos econômicos e suas respectivas regiões (pau-brasil, cana-de-açúcar, ouro, café);
- Principais rios e sua importância na ocupação territorial;
- Expansão das fronteiras do Brasil Colônia e seus impactos na formação atual do país.
- Cada grupo recebe um desafio: “Qual tratado determinou essa fronteira?” ou “Que economia dominava essa região no século XVII?”.
- Apresentação dos achados com justificativas.
- Utilizando o Google Earth, Google Maps ou mapas impressos, os alunos precisarão localizar pontos estratégicos da expansão, tais como:
- Atividade Criativa – “Se eu fosse um Bandeirante ou um Jesuíta” (15 min):
- Os alunos assumem o papel de personagens históricos (bandeirantes, jesuítas, indígenas, portugueses, africanos escravizados) e escrevem um pequeno diário de viagem descrevendo desafios, territórios e impactos da ocupação.
- Discussão e Reflexão Final (15 min):
- Como os limites territoriais do Brasil impactam até hoje questões culturais e sociais?
- Debate breve sobre impactos ambientais e sociais das fronteiras estabelecidas.
5. Avaliação Formativa:
✔ Análise dos murais e infográficos produzidos.
✔ Participação nas discussões e jogos.
✔ Reflexão escrita no diário de viagem.
✔ Conexões feitas entre passado e presente no debate final.
6. Extensão (Atividade Opcional):
📍 Pesquisa sobre os territórios indígenas e como foram afetados pela formação do Brasil.
📍 Produção de um vídeo ou podcast sobre um dos tratados históricos que definiram as fronteiras do Brasil.
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