Explorar direções no espaço geográfico não é tarefa fácil, por isso, esta atividade tem como objetivo ajudar os alunos do sexto ano do fundamental a utilizar bússolas convencionais ou eletrônicas no celular para navegar e orientar-se em um ambiente.
Materiais necessários:
- Bússolas convencionais ou eletrônicas no celular
- Mapas ou imagens de ambientes
- Papel e lápis
Passo a passo:
- Comece introduzindo o conceito de direções no espaço geográfico, explicando o que é norte, sul, leste e oeste.
- Mostre aos alunos como usar uma bússola convencional ou eletrônica no celular, demonstrando como segurar a bússola e como interpretar as informações exibidas.
- Divida a turma em grupos de 2 ou 3 alunos e distribua um mapa ou uma imagem de um ambiente para cada grupo.
- Peça aos grupos para identificar as direções no mapa ou na imagem, marcando o norte, sul, leste e oeste.
- Em seguida, peça aos grupos para traçar um caminho a partir de um ponto específico no mapa ou imagem, utilizando as direções identificadas.
- Os alunos devem utilizar as bússolas para orientar-se e seguir o caminho traçado, anotando quais as direções utilizadas em cada etapa.
- Ao final da atividade, os grupos devem apresentar ao restante da turma o caminho traçado e as direções utilizadas.
- Discuta com a turma as dificuldades encontradas na atividade e como a utilização da bússola facilitou a orientação no ambiente.
- Como atividade extra, peça aos alunos para criar um mapa com uma rota e fornecer as direções para que os colegas possam segui-la utilizando as bússolas.
- Finalize a atividade reforçando a importância da compreensão das direções no espaço geográfico e a utilização de ferramentas como as bússolas para orientar-se e navegar em diferentes ambientes.
Se estiver interessado em aprender mais sobre as certificações do Google for Education para educadores, leia o artigo “O Programa de Certificações do Google para professores“.
Visite minha página no Instagram para mais dicas educacionais.
0 comentários