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Dicas para melhorar o desempenho estudantil

alunos recebendo feedback
Escrito porTiago Cunha
Tiago Cunha é um coordenador pedagógico, Google Innovator, Google Trainer e especialista em integração tecnológica.

7 de abril de 2023

Muitas pessoas acreditam que ensinar é um dom, uma aptidão nata que cabe a poucos. Isso está muito longe de ser verdade. O ato de ensinar é uma habilidade e como qualquer habilidade, pode ser aprendida. E o desenvolvimento destas habilidades, exige ações específicas que ao serem aplicadas em sala de aula, trazem resultados a curto, médio e longo prazo a todos os estudantes. Porém, isso não exclui o fato de que o aprendizado em sala de aula é um desafio para muitos estudantes. Contudo, existem diversas estratégias que podem ser adotadas para melhorar o desempenho dos estudantes e ajudá-los a alcançar seus objetivos acadêmicos. Neste post, vamos apresentar algumas dicas baseadas em estudos científicos e recomendações de especialistas para melhorar o aprendizado dos alunos em sala de aula.

Em primeiro lugar, precisamos fornecer um ambiente de aprendizagem positivo. Um ambiente positivo é fundamental para o sucesso dos alunos em sala de aula. Isso envolve criar um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo, onde os estudantes se sintam confortáveis para fazer perguntas, compartilhar ideias e se envolver nas atividades de aprendizado. Pesquisas mostram que quando os alunos se sentem seguros e apoiados na sala de aula, eles são mais propensos a participar ativamente e se envolver no processo de aprendizagem (Chawla et al., 2021). Em outras palavras, precisamos ser proativos na criação de um ambiente inclusivo, onde todos se sintam valorizados e respeitados.

Trabalho Colaborativo

Do mesmo modo, as atividades práticas e colaborativas são uma ótima maneira de envolver os estudantes no processo de aprendizagem e ajudá-los a aplicar conceitos teóricos em situações do mundo real. Essas atividades podem incluir projetos em grupo, simulações, debates e estudos de caso. Além disso, pesquisas mostram que as atividades práticas e colaborativas podem melhorar significativamente o desempenho dos alunos e aumentar sua motivação para aprender (Johnson et al., 2014). Outra vantagem do trabalho em equipe é que ele pode ajudar a superar as limitações individuais e coletivas. Cada pessoa tem seus próprios pontos fortes e fracos, e trabalhar em equipe pode ajudar a superar essas limitações. Dessa forma, um membro da equipe pode ter uma ideia criativa, mas não sabe como colocá-la em prática. Já outro membro da equipe pode ter habilidades técnicas ou de organização para ajudar a implementar essa ideia.

Feedback regular e específico.

O processo de aprendizagem dos alunos requer feedback regular e específico. Isso significa fornecer informações detalhadas sobre o desempenho dos estudantes dentro das diferentes atividades e orientá-los sobre como melhorar. Além disso, o feedback deve ser oportuno e relevante para que os alunos possam usá-lo imediatamente para melhorar sua performance. Hattie e Timperley em seu livro “The Power of Feedback”, apontam que o feedback regular e específico melhora significativamente o desempenho dos alunos e aumenta sua motivação para aprender. Portanto, é fundamental que os professores forneçam feedback regular e específico aos seus estudantes para apoiar seu processo de aprendizagem.

Variedade

Como os estudantes aprendem de maneiras diferentes e preferem recursos variados, os professores devem usar vários recursos de ensino para engajar a todos. Vídeos e gráficos são exemplos de recursos multimídia que podem ajudar os alunos a visualizar o conteúdo. Jogos educativos e plataformas online de aprendizagem são exemplos de recursos interativos que podem estimular os estudantres a participar ativamente. Em síntese, esses recursos de ensino variados podem aumentar o entendimento e o interesse dos estiudantes pelo assunto.

“Os recursos de ensino multimídia, como vídeos e gráficos, podem ajudar a melhorar a compreensão dos alunos e a aumentar seu interesse pelo assunto.” – Hattie (2015)

Metas Claras e Alcançáveis

Para ter sucesso em sala de aula, os alunos precisam estabelecer metas claras e alcançáveis. Essas metas devem ser específicas, mensuráveis e realistas, ou seja, devem estar de acordo com as capacidades e os recursos dos alunos. Além disso, os alunos devem receber orientações claras sobre como alcançar as metas que definiram. Por exemplo, se um aluno quer melhorar sua nota em matemática, ele deve saber quais são os conteúdos que precisa estudar, qual é o cronograma de avaliações e quais são as estratégias de aprendizagem mais eficazes para essa disciplina.

Estabelecer metas claras e alcançáveis traz vários benefícios para os alunos. Segundo as pesquisas de (Locke & Latham, 2019), apontam que esse hábito pode aumentar a motivação dos alunos e melhorar seu desempenho acadêmico. Além disso, pode ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades de planejamento, organização e autocontrole, que são essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional. Portanto, estabelecer metas claras e alcançáveis é uma prática que deve ser incentivada pelos professores e pelos pais dos alunos.

Conclusão

Para melhorar o aprendizado dos estudantes em sala de aula, professores, alunos e escola devem trabalhar juntos. Um dos fatores essenciais para isso é criar um ambiente de aprendizado positivo, onde os alunos se sintam acolhidos, respeitados e motivados. Incorpore atividades práticas e colaborativas, estimulando os alunos a participarem ativamente das aulas e a interagirem com seus colegas. Além disso, os professores devem fornecer feedback regular e específico, elogiando os pontos fortes e orientando-os a melhorar seus pontos fracos. Simultaneamente, também devem utilizar uma variedade de recursos de ensino, como livros, vídeos, jogos, aplicativos e outros materiais que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos.

Por fim, os professores devem estabelecer metas claras e alcançáveis para os alunos, que sejam desafiadoras mas possíveis de serem cumpridas. Ao implementar essas estratégias, os professores podem ajudar os estudantes a alcançar seu potencial máximo e a ter sucesso acadêmico.

Referências:

  • Chawla, D., Gaur, S., & Chawla, K. (2021). Safe, Supportive, and Inclusive Learning Environments for Students. In Positive School Leadership (pp. 119-131). Springer, Singapore.
  • Hattie, J. (2015). The applicability of visible learning to higher education. Scholarship of Teaching and Learning in Psychology, 1(1), 3-13.
  • Locke, E. A., & Latham, G. P. (2019). The development of goal setting theory: A half century retrospective. Motivation Science, 5(2), 93-105.
  • Mayer, R. E. (2014). Incorporating motivation into multimedia learning. Learning and Instruction, 29, 171-173.
  • National Center on Safe Supportive Learning Environments. (2018). Positive classroom management strategies. Retrieved from https://safesupportivelearning.ed.gov/positive-classroom-management-strategies
  • Porfirio, K. N. (2016). Classroom management techniques for a safe, supportive classroom environment. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, 89(1), 17-23.
  • UNESCO. (2020). Education: From disruption to recovery. Retrieved from https://en.unesco.org/covid19/educationresponse

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