Hoje, decidi compartilhar com vocês 7 Recursos interessantes no Gmail que eu aprendi pelo caminho e algumas outras dicas que eu aprendi nos cursos de certificação.
Eu sou um fã do Google, tão fã que já fiz duas certificações como educador e estou indo para a terceira. Eu também gosto muito do pacote de aplicativos (email, agenda, documentos, pesquisas e o hangout) todos construídos em uma única conta, com uma senha, tudo para tonar nossa vida mais fácil. E tudo começou quando um professor na faculdade me indicou o Gmail, dizendo que era muito melhor que o Hotmail que eu estava utilizando. Ele estava certo!
1 – Cancelar Envio
Se você utiliza o email com frequência, isso provavelmente já aconteceu com você. Acidentalmente enviar um e-mail antes de terminar a mensagem ou anexar aquele arquivo importante. Eu já fiz várias vezes! A boa notícia é que você pode cancelar o envio dos e-mails até 30 segundos após apertar o botão “Enviar”. Para ativar este recurso, siga os seguintes passos:
- Vá para as configurações;
- Permaneça na aba geral;
- Role a tela até encontrar a opção “Cancelar Envio”;
- Marque a caixa para ativar e escolha o tempo desejado;
- Salve as configurações.
2 – Múltiplas contas de Email
Eu tenho algumas contas do Gmail, uma para meu blog e uma pessoal. Talvez alguns de vocês tenham o mesmo problema. Você pode adicionar até 5 contas do Gmail dentro de 1 conta. Isso é muito conveniente se você não quer logar e deslogar de múltiplas contas de email toda vez que precisa responder ou enviar e-mails. Estes são os passos para ativar o recurso:
- Vá para as configurações;
- Navegue até a aba “Contas e Importação”;
- Na área “Enviar Email como” escolha “Adicionar novo endereço de email”;
Quando você enviar emails da próxima vez, uma caixa de seleção permitirá que você escolha o e-mail para envio. Voila!
3 – Pastas
De uma maneira geral o Gmail não é um grande fã de pastas, mas eu sou. Esse é um recurso indispensável no gerenciamento dos meus e-mails. Para adicionar esse recurso utilizaremos marcadores para os e-mails.
- Vá para as configurações;
- Selecione a aba “Marcadores”;
- Role a tela e encontre o botão para “Criar novo marcador”;
- Crie quantos marcadores forem necessários
O Google pode chamar isso de marcador, mas eu prefiro chama-los de pastas. Foi mal Google!
Agora, você verá pastas do lado esquerdo do seu e-mail. Você pode mover seus e-mails facilmente para essas pastas, basta clicar no email e arrastar para a pasta. Você também pode abrir o e-mail e selecionar o marcador na parte superior da tela.
4 – veja quais emails foram enviados exclusivamente para você
Quando você efetua o login para checar seu e-mail é muito fácil ver quais e-mails foram enviados exclusivamente para você ou outros destinatários na mesma mensagem. Para ativar siga os passos abaixo:
- Vá para as configurações;
- Role a tela até encontar a opção “Indicadores de mensagem pessoal”;
- Selecione “Exibir Indicadores”;
- Salve.
Agora, quando você checar seu e-mail, você saberá quais mensagens são exclusivas e quais foram enviadas para vários destinatários.
5 – Arquivando e-mails
Arquivar e-mails é uma ótima opção para manter sua caixa de entrada limpa sem deletar os e-mails permanentemente. Afinal, você nunca sabe quando precisará deles novamente. Para encontra-los, basta realizar uma busca e pronto!
6 – Respostas predeterminadas
Se você costuma enviar e responder a mesma mensagem o tempo todo, você pode se beneficiar com o recurso de respostas predeterminadas. Esse recurso permite que você crie respostas automáticas que podem ser inseridas no seu e-mail e posteriormente ajustá-las se necessário, sem precisar digitar todo o texto manualmente. Pensou nos benefícios? Gostou? Então aprenda como ativar esse recurso.
- Vá para as configurações;
- Escolha a aba “Labs”
- Procure por “Respostas Predeterminadas” e Salve.
7 – Enviar email depois
Eu costumo trabalhar nos finais de semana ou até mesmo tarde da noite. Mas nem todos os meus colegas de trabalho e clientes gostam de receber e-mails quando não estão trabalhando. Conheça a extensão Boomerang, uma extensão que permite o agendamento de e-mails. O Gmail não possui este recurso, por isso precisamos adicionar essa extensão. Eis os passos:
- Faça o download da extensão Boomerang, clique aqui;
- Faça login no Gmail;
- Escreva um novo e-mail;
Agora você verá um botão vermelho com o título “Send Later”. Basta selecionar a data e clicar em “Confirm”!
Espero que essas pequenas dicas sejam úteis para vocês. Eu aprendi a gostar das ferramentas do Google, espero que vocês também façam o mesmo! Até breve!
Semana passada eu estava trabalhando até tarde e vasculhei o Gmail para procurar um jeito de agendar envio de mensagens, sem sucesso. Que bom saber que há uma extensão! Já instalei. Valeu pela dica!
Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso,
li varios sites e nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e
exelente, muito bem feito e explicativo, adorei. obrigado pelas informaçoes.
desculpe o portugues estou fora do BR a anos.